CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
INTRODUÇÃO
O Código de Ética e Conduta do IBV é dirigido a todos os membros da diretoria, administração, colaboradores, voluntários, estagiários e jovens aprendizes dessa instituição para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Todos devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento. Este Código contribui para estabelecer um padrão de relacionamento respeitoso e transparente, com o objetivo de nos orientar a sempre proceder de acordo com os nossos Valores e Princípios Éticos. Neste sentido, o Código especifica:
1. Os compromissos do IBV com a sociedade em geral
2. Os padrões de conduta esperados dos envolvidos direta e indiretamente no exercício de suas responsabilidades pessoais e profissionais. Por isso, é essencial que cada envolvido nos projetos do Instituto leia atentamente, de forma a poder usá-lo diariamente como guia de suas ações e decisões. Temos certeza de que ele é um instrumento extremamente útil e necessário, capaz de nos inspirar na condução do IBV e na arte de transformar nossa conduta pessoal e profissional em exemplo para todos.
Somos assim
Uma instituição é um organismo vivo. Tem personalidade, imagem e cultura próprias. É constituída por profissionais com características e habilidades diferentes, mas que, juntos, se complementam em busca de objetivos e sonhos em comum.
Juntos, construiremos o futuro do IBV
Nossa missão
Tornar-se referência nacional e promover, divulgar e incentivar o voluntariado e ações de filantropia.
Nossos valores
Qualidade e Transparência, União, Profissionalismo,
Desenvolvimento da Equipe, Ética, Comprometimento e Foco nos projetos
DIRETRIZES DE ÉTICA INSTITUCIONAL
Compromissos do IBV
Ética e cidadania
Respeitamos os direitos humanos e não admitimos nenhuma forma de exploração, discriminação e desrespeito em nossas atividades internas e externas.
Realizamos e apoiamos ações comunitárias, sociais e de interesse público, especialmente as destinadas a promover ações de, voluntariado, filantropia, educação, esportes, artes e cultura.
Não usamos qualquer forma de artifício, imposição ou constrangimento em nossas operações e projetos.
Fornecemos de modo claro e correto as informações que o nosso público de relacionamento necessitam para tomar decisões relativas ao IBV.
Cumprimos as leis, as normas e os regulamentos do país onde atuamos em todas as instâncias.
Adotamos políticas e práticas destinadas à prevenção e combate a toda forma de pagamento ou recebimento ilícito ou obtenção de vantagens pessoais ou privilégios, fraudes, lavagem de dinheiro, potenciais conflitos de interesses, etc.
Adotamos diretrizes e práticas de governança corporativa destinadas a garantir: - Uma administração diligente, honesta e prudente.
A boa reputação do IBV.
A satisfação dos clientes.
Que nossos contratos e projetos possam ser facilmente compreendidos e que evidenciem os direitos e deveres das partes, salientando os riscos existentes.
Fornecemos de forma clara e correta as informações necessárias para que as partes relacionadas tomem suas decisões.
Adotamos políticas e práticas destinadas a prevenir e combater as formas degradantes de trabalho (infantil, forçado, escravo, etc.).
Respeitamos os direitos políticos e trabalhistas de todos os envolvidos, incluindo o direito à negociação coletiva e à associação partidária e sindical.
DIRETRIZES DE CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Sabemos que o modo como realizamos nossas tarefas, honramos compromissos e nos comportamos revela o valor que atribuímos aos outros e a nós mesmos, Daí a importância de aprimorarmos continuamente a qualidade de nosso trabalho e cultivarmos ambientes motivadores e que estimulem a cooperação.
Conduta pessoal
Cumpra sempre as normas e as políticas, processos e procedimentos estabelecidos. Só faça aquilo que tem certeza que pode fazer; na dúvida, busque orientação com seu gestor imediato ou área específica.
Cultive a cordialidade nos relacionamentos e procure resolver os desentendimentos ou mal entendidos com cuidado, respeito e acolhimento.
Pratique o diálogo e não a imposição de um ponto de vista; ouça com atenção e respeite a opinião alheia ainda que você discorde dela.
Estamos em um ambiente de ajuda mutua, ajude os colegas a realizar um bom trabalho e oriente com paciência e interesse aqueles que o procuram.
Jamais induza alguém ao erro ou cause-lhe prejuízo.
Não use o nome do IBV, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou para parentes, amigos ou terceiros.
Não discrimine alguém por sua etnia, gênero ou por suas preferências políticas, sexuais, religiosas, culturais ou por suas deficiências.
Não adote condutas ofensivas, sejam verbais, físicas ou gestuais.
Não reproduza boatos e maledicências.
Se errar, não oculte o fato; seja transparente e verdadeiro e esforce-se para mitigar suas consequências e aprender com elas.
Participe com pontualidade e dedicação das ações de educação e treinamento oferecidas pelo IBV.
Cuide das instalações, recursos, equipamentos e materiais de expediente e somente os utilize para fins pessoais em caso de uma emergência, com autorização superior e que não coloque em risco a integridade dos bens do IBV.
Adote os preceitos do consumo consciente: não desperdice água, energia, papel, objetos de plástico, materiais de escritório, etc. pratique a coleta seletiva pensando sempre no meio ambiente.
Evite desequilíbrios financeiros, pois eles acarretam prejuízos de ordem pessoal e profissional.
Zele pela aparência pessoal, vestindo-se adequadamente à função desempenhada.
Não divulgue informações do IBV ou comente situações de seu cotidiano interno de trabalho em redes sociais sem a devida autorização.
Conduta profissional
Realize seu trabalho com zelo, focado nos interesses do IBV e em conformidade com a instituição e com este Código de Ética e Conduta.
Mantenha-se atualizado sobre os avanços de sua área profissional e, quando for o caso, obtenha as certificações necessárias ao exercício de seu cargo.
Não permita que os negócios, projetos e operações do IBV sejam usados para atos ilícitos ou criminosos (corrupção, propina, lavagem de dinheiro, fraude, etc.). Para tanto, entre outras precauções, conheça e cumpra as diretrizes e práticas do IBV relativas ao assunto.
Jamais aconselhe, difunda informações ou negocie com base em rumores ou dados não confiáveis.
Conheça e cumpra as políticas e demais normas do IBV.
No relacionamento com clientes, fornecedores e demais públicos, procure os canais competentes para atender solicitações ou resolver conflitos que estejam fora de suas atribuições.
Peça orientação ao seu gestor imediato e à área de comunicação antes de participar de entrevistas e programas na mídia convencional ou virtual. Não fale em nome do IBV sem autorização prévia.
Não use redes sociais ou softwares não disponibilizados pelo IBV para realizar suas atividades pessoais.